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7 dicas para aumentar a recompra da sua loja virtual

  • Post category:Dicas Gerais

Você já pensou no valor que clientes recorrentes trazem para o seu negócio? Adquirir novos clientes é muito mais caro do que manter um já existente. Sem dúvida, clientes fiéis geram uma parte significativa da receita. 

Em razão de já estarem familiarizados com sua marca, são motivados pela necessidade de conveniência. Essa característica torna a jornada de compra dos clientes habituais diferente daquela dos compradores de primeira viagem. 

No caso de lojas virtuais ou aplicativos, por exemplo, novos visitantes tendem a demorar mais tempo visitando as páginas, explorando vários produtos e comparando preços. Já os clientes repetitivos, já sabem o que querem e irão direto comprar o produto desejado.

Como encorajar a recompra e reter clientes?

Quando 30% de seus clientes voltam todos os meses a fazer uma compra, seu negócio está indo bem. Quando um cliente retorna pela segunda vez é provável que compre novamente. Então, como você pode inspirar seus clientes a fazerem a segunda, terceira e quarta compra? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a aumentar sua taxa média de recompra.

1 – Cupom de desconto

Os cupons de desconto são muito úteis para aumentar a taxa de recompra. Além disso, é uma boa opção para resgatar aqueles clientes inativos há algum tempo. Afinal, oferecer um desconto motiva os clientes a comprar mais vezes.

A dica é enviar e-mails automáticos oferecendo um cupom para os clientes que não compram há vários meses. O percentual de desconto pode variar, com alguns critérios, por exemplo, pode ser válido apenas para pedidos acima de certo valor.

2 – Notificação push

As notificações push também são uma maneira de aumentar a recompra em sua loja virtual. Usando a estratégia certa, é possível lançar campanhas automáticas conforme os produtos visitados para que surjam no navegador do usuário.

É importante lembrar que para obter bons resultados é preciso enviar promoções que realmente interessem seu público-alvo. Então, ajuste sua estratégia a partir da análise do volume de cliques e conversões.

3 – Relacionamento pós-venda

Um erro que muitas marcas cometem é interromper o envio de mensagens direcionadas assim que a compra for concluída. Saiba que o atendimento personalizado pós-venda pode deixar em seus clientes uma impressão positiva e duradoura, bem como manter sua marca na mente deles quando decidirem fazer uma nova compra. 

4 – Cliente VIP 

Os clientes que há muito tempo realizam compras em sua loja virtual, geralmente com ticket médio elevado, podem ser considerados clientes VIPs ativos. A ideia é segmentar esse perfil para recompensá-lo pela sua fidelidade. Conhecendo seus interesses torna-se mais fácil indicar produtos.

Já o cliente VIP inativo é aquele que já foi um comprador assíduo, mas por algum motivo deixou de comprar. Para identificar esse perfil, é preciso realizar uma filtragem, usando certos indicativos, por exemplo, clientes que não compram há mais de um ano.

5 – Fidelização 

Investir na fidelização dos clientes é fundamental para aumentar a recompra em sua loja virtual. Fazer com que o cliente se sinta especial e valorizado pode motivá-lo a comprar novamente. Algumas ações que levam a fidelização são as seguintes: 

– Ótimo atendimento; 

– Ofertas exclusivas de acordo com o perfil do comprador; 

– Programa de fidelidade. 

6 – Reativação de clientes 

É indicado criar uma campanha de reativação direcionada aos clientes que não compram em sua loja virtual há mais de três meses. Antes dele se tornar um usuário totalmente inativo, a dica é quebrar o ciclo de inatividade oferecendo descontos.

7 – Envie campanhas automáticas de Feliz Aniversário

Enviar um e-mail de feliz aniversário aos clientes pode gerar ótimos resultados em termos de recompra no e-commerce. Além de focar no dia do aniversário, a dica é ampliar a campanha. Por exemplo, enviar um e-mail no início do mês de aniversário do seu cliente, oferecendo algum benefício como frete grátis ou um brinde.

Conclusão

Certamente, uma alta taxa de retenção combinada com uma base de clientes fiel trará inúmeros benefícios para o seu negócio. A iGoal+ pode ajudar você a selecionar as melhores estratégias para melhorar a experiência do cliente e aumentar as taxas de recompra da sua loja virtual.