A Black Friday é uma data importante para o varejo, porém desafiadora. Afinal, as marcas buscam atrair clientes usando diferentes estratégias de marketing na expectativa de obter sucesso. No entanto, para alcançar bons resultados é preciso entender o perfil do consumidor que compra online.
Em 2021, a Black Friday ocorrerá no dia 26 de novembro, e tudo indica que quebrará recordes de vendas. Portanto, você deve estar preparado para lançar campanhas eficazes, usando as ferramentas certas para impactar positivamente seu público-alvo.
Para obter insights úteis sobre o comportamento do consumidor e assim elaborar sua estratégia de marketing, vamos mostrar um estudo realizado pela empresa de Mídia Programática Publya, intitulado: Comportamento do Consumidor e Estratégias para Impulsionar as Vendas.
Anúncios influenciam a decisão de compra
De acordo com a pesquisa, cerca de 67% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday deste ano, sendo que a maior parte dessas pessoas também aproveitaram as promoções do ano passado.
Em termos de canais de venda, as lojas virtuais devem concentrar 47% dos clientes. É importante destacar que os anúncios serão determinantes para a decisão de compra. Prova disso, é que 64% dos entrevistados admitem prestar atenção aos anúncios online.
Embora a Black Friday ocorra no dia 27, antecipar as ofertas é fundamental. Isso porque a maioria dos consumidores tem o hábito de fazer compras durante toda a semana do evento. Em 2020, esse comportamento ampliou os resultados do varejo online, que alcançou:
– R$ 7,72 bilhões de faturamento
– 13 milhões de pedidos
– R$ 592,85 de ticket médio
As marcas de varejo realizam muitas ações nas redes sociais no dia da Black Friday. Em 2020, o Instagram liderou em volume de engajamento (78%), seguido pelo Facebook (16%).
Categorias em destaque e meios de pagamento
Com relação às categorias com maior participação no volume de vendas estão: Beleza, Perfumaria e Saúde / Moda e Acessórios / Artigos para Casa. Já as categorias com maior faturamento foram: Eletrodomésticos e Ventilação R$ 769,94 milhões, seguida pelo segmento de Telefonia (R$ 769,53) e Informática e Câmeras (R$ 430,64).
Oferecer diferentes meios de pagamento é uma maneira de facilitar as transações de compra durante a Black Friday. Em 2020, o cartão de crédito foi o método mais usado, o que representou 74% das transações realizadas.
Mais alguns dados relevantes da pesquisa
– 63% dos clientes pesquisaram preços um mês antes da Black Friday com o objetivo de fazer comparações na semana do evento.
– Os consumidores preferem comprar de empresas que oferecessem frete grátis (35%) e descontos no pagamento à vista ou no boleto (31%).
Números da Black Friday de 2020 em comparação com 2019:
R$ 3,86 bilhões de faturamento – 27% de alta.
5,34 milhões de pedidos – 18% de alta.
R$ 723,37 de ticket médio – 8% de alta.
Canais de atendimento
WhatsApp – 46%
Chat Online – 36%
Email – 11%
Facebook – 6%
Telefone – 1%
Conclusão
Por fim, as marcas devem se preparar com antecedência para a Black Friday 2021. Investir em campanhas comprovadamente eficazes é a melhor forma de atingir bons resultados.
A dica é anunciar em diferentes portais e aplicativos para atrair os consumidores enquanto navegam na internet. Segmentar seu publico também é importante, considerando seus interesses, comportamentos e intenção de compra.
Durante a jornada do cliente, o ideal é impactá-lo com um anúncio de display banner específico, ainda mais para os usuários que já tiveram contato com suas ofertas. Veicule também anúncios no Facebook Ads e Google Ads para capturar consumidores que estão pesquisando produtos ou serviços online.