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Black Friday 2021: faça um marketing diferente como você nunca fez

A contagem regressiva para a Black Friday 2021 começou. Para a maioria dos varejistas, a última semana de novembro é sinônimo de aumento nas vendas. Este ano, a Black Friday no Brasil ocorrerá no dia 26 de novembro, praticamente um mês antes do Natal.

Como de costume, os consumidores aguardam ansiosamente por promoções, enquanto o mundo segue em transição para um “novo normal” devido à pandemia da Covid-19. Já em 2020 foi possível perceber que as pessoas estão interagindo com as marcas de maneira diferente.

As mudanças no comportamento do consumidor têm levado muitos varejistas de e-commerce a repensar suas estratégias de marketing. Ainda mais agora com a chegada da Black Friday, uma das principais datas do calendário de vendas anual do varejo.

Portanto, as empresas que não inovarem em seu marketing, estabelecendo estratégias diferentes, mas acima de tudo eficazes para melhorar o desempenho da sua loja virtual, devem perder espaço para a concorrência.

Vendas na Black Friday 2020 superam anos anteriores

A Black Friday do ano passado registrou mais de R$ 6 bilhões em vendas, o que representa um crescimento de 26,4% com relação a 2019. Esses dados foram divulgados pela Ebit|Nielsen, empresa de pesquisa do comércio eletrônico no Brasil.

Durante a semana do evento houve mais de 10 milhões de pedidos, garantindo uma alta de 16% em comparação com o mesmo período do ano passado (26 a 30 de novembro). No último dia de promoções, conhecido como Cyber Monday, o ritmo das vendas se manteve forte, alcançando um crescimento de 36%, com o valor médio do pedido em R$ 597.

Vendas e faturamento

De acordo com a Ebit|Nielsen, a categoria que mais vendeu na Black Friday 2020 foi o segmento de Casa e Decoração. Isso reflete a preocupação das pessoas com seus ambientes domésticos, sendo que muitos se tornaram funcionais pela adesão ao home office durante a pandemia.

No que se refere ao faturamento, o segmento de Moda e Acessórios está em primeiro lugar no ranking, seguido pela categoria de Eletrodomésticos, Perfumaria e Cosmético, e Telefonia/Celulares.

Como fazer um marketing diferente na Black Friday 2021?

A seguir, conheça algumas estratégias de marketing para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce e o valor médio do pedido durante a Black Friday.

1 – Sites de Cupons

Se a ideia é ampliar os números de acesso a sua loja virtual durante a Black Friday, uma boa dica é oferecer cupons de desconto. Os sites de cupons garantem alta visibilidade para os e-commerces, o que se converte em vendas.

2 – Cashback

Da mesma forma que os sites de cupons, os sites de cashback também atraem um grande número de visitantes para as lojas virtuais. Afinal, a estratégia de oferecer uma parte do dinheiro de volta na compra de um produto é um grande atrativo para os consumidores.

3 – E-mail Marketing

Promover suas principais ofertas através de campanhas de e-mail marketing com bases de parceiros é uma estratégia poderosa para ampliar as vendas na Black Friday. Faça isso nas semanas que antecedem o evento. Essa ação deve aquecer os consumidores para o grande dia.

4 – Push Notification

Para garantir um tráfego qualificado para sua loja virtual, a dica é usar push notification. Trata-se de mensagens exibidas durante a navegação de seus potenciais clientes na internet. Usando textos persuasivos, torna-se mais fácil atrair novos consumidores.

5 – App Solutions

As lojas virtuais que também vendem através de seus aplicativos móveis podem se beneficiar do método app solutions para ampliar sua base de usuários. Essa estratégia tem potencial de gerar mais downloads para o seu app.

6 – Native Ads

Exibir anúncios estrategicamente em sites de grande popularidade é mais uma maneira da sua loja virtual ganhar visibilidade durante a Black Friday. Usando o método native ads é possível divulgar um anúncio em meio ao conteúdo textual que o usuário acessa.

7 – Mídia Programática (Display Banners)

A mídia programática, também conhecida como display banners, é um tipo de publicidade realizada em grandes mídias. Essa estratégia pode alcançar seu público-alvo com mais facilidade.

8 – iGoal Ads

Por fim, além das empresas de e-commerce desenvolverem ações para gerar mais tráfego, ainda podem lucrar com o programa de monetização iGoal Ads. Ao final de cada compra, o usuário visualizará um anúncio de outra loja (não concorrente) com uma chamada estimulante para que clique no link do anunciante. A cada conversão nessa página, seu site é monetizado.