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Como calcular as mais importantes métricas de venda online

  • Post category:Dicas Gerais

Você está preocupado com o desempenho das suas vendas online? Para saber se está no caminho certo, é preciso saber calcular e medir algumas métricas importantes. A performance do seu negócio não se mede apenas pelo volume de vendas, é fundamental observar outros aspectos cruciais para obter bons resultados.

Realizar uma venda faz parte de um processo que envolve diversas ações de marketing desde o lançamento da campanha e divulgação até a retenção e fidelização de clientes. Portanto, tenha em mente que é necessário estabelecer métricas que proporcionem a você a possibilidade de ter uma visão mais ampla de todos os processos que levam a venda.

A seguir, confira as principais métricas e como calculá-las.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Ao subtrair o total investido do lucro obtido, você deve dividir o resultado pelo total investido e multiplicar por 100. Dessa forma é possível saber qual foi o seu retorno sobre o investimento (ROI) em uma campanha para ampliar as vendas.

Por exemplo: vamos supor que você investiu R$ 10.500 e obteve R$ 20.000 de lucro.

Então: ROI = (20.000 – 10.500) / 10.500 x 100 – ROI = 9,04%

Portanto, a cada R$ 1,00 investido, o retorno foi de aproximadamente R$ 9,04. Nesse caso, você está tendo lucro.

Taxa de conversão

Para saber a taxa de conversão do seu site, é preciso medir o número de usuário que concluíram uma compra ou realizaram uma ação desejada. Os resultados serão satisfatórios se houver uma alta taxa de conversão.

O cálculo é simples: vamos supor que mês passado sua loja virtual tenha recebido 10.000 visitantes que geraram 3.000 conversões. Então, 3.000 / 10.000 x 100 = 30%.

Os problemas aparecem quando as empresas têm um grande volume de tráfego, porém poucas conversões. Nesse caso, é preciso fazer uma análise completa do site, desde o processo de compra e pagamento até a segmentação do anúncio.

Ticket médio

Aqui a ideia é que o valor de cada venda pague os custos de aquisição do cliente. Essa métrica é fundamental para saber o valor gasto por seus clientes. Quando o ticket médio é muito baixo, o melhor a fazer é investir em estratégias que estimulem o cross-selling e o up-selling, por exemplo.

Para calcular o ticket médio, basta dividir o valor da receita do mês pelo número de vendas. Por exemplo, se o negócio atingiu 10 mil com 200 conversões, o ticket médio é de 50 reais.

Taxa de abandono do carrinho

Para analisar por que seus clientes abandonam o carrinho quando estão prestes a finalizar a compra, é preciso fazer um simples cálculo. Subtraia as compras não concluídas pelas compras finalizadas. O resultado deve ser divido pelas compras não concluídas.

Por exemplo: 200 clientes colocaram um produto no carrinho, mas não concluíram a compra. Por outro lado, 50 clientes finalizaram o pedido. Então, 200 – 50 / 200 = 150 / 200 = 75% de taxa de abandono do carrinho.

Crescimento mensal

Se você deseja saber como está o crescimento mensal da sua empresa, basta subtrair o valor da receita do mês passado pela receita do mês atual. Agora, divida o resultado pela receita do mês passado e multiplique por 100.

Vamos supor que neste mês sua loja virtual tenha obtido R$ 20.000 de receita e, no mês anterior, R$ 5.000. O cálculo é o seguinte: 20.000 – 5.000 / 5.000 x 100 = 15.000 / 500.000 = 3% de crescimento mensal.

Tempo de vida do cliente

Para orientar melhor suas estratégias de marketing é preciso também calcular o valor que o cliente traz para o seu negócio, ou seja, seu tempo de vida. Para calcular essa métrica, basta multiplicar o ticket médio pelo tempo de retenção dos clientes (média de tempo de relacionamento do cliente com sua empresa).