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Conversational Commerce: uma tendência para 2022

  • Post category:Dicas Gerais

O diálogo com os clientes é um dos aspectos mais importantes do e-commerce. Portanto, automatizar vários pontos de contato ao longo da jornada de atendimento ao cliente pode ajudar a gerenciar altos volumes de interações de forma eficaz. 

As demandas dos consumidores estão mudando rapidamente e as empresas precisam corresponder a elas. Hoje, o preço e a qualidade do produto não são mais os principais atrativos para a compra. A experiência do cliente está em primeiro lugar. Mas, mantê-los satisfeitos é um desafio diário.

Para conseguir alcançar esse objetivo, as lojas virtuais precisarão ver cada ponto de contato ao longo da jornada do cliente como uma oportunidade. É aí que entra o Conversational Commerce, uma tendência para 2022!

O que é Conversational Commerce?

Traduzindo para o português significa “comércio conversacional”. O termo Conversational Commerce foi cunhado por Chris Messina, da Uber, em 2015. Desde então, desempenhou um papel importante na formação dos modelos de negócios de muitas marcas.

Essa estratégia usa a tecnologia para interagir com os clientes em tempo real com o objetivo de oferecer um serviço personalizado. Assim, as marcas se conectam com os clientes em todas as etapas de sua jornada.

Chatbots e aplicativos de mensagens instantâneas são exemplos de Conversational Commerce. Sem dúvida, as pessoas preferem os canais de mensagens porque podem obter respostas rápidas, em vez de esperar uma resposta por e-mail. 

O comércio conversacional está tornando a comunicação com o cliente mais rápida, mais eficiente e geralmente mais valiosa. Na verdade, está transformando o papel da comunicação empresarial, permitindo que as marcas adotem uma abordagem mais proativa no suporte ao cliente.

Por que o Conversational Commerce é importante?

O Conversational Commerce é importante para as empresas que vendem online porque fornece um nível mais alto de empatia e solução de problemas. 

Em um mundo com computadores e dispositivos móveis, lojas virtuais, Instagram, Facebook, WhatsApp e muito mais, o consumidor pode entrar em contato com as marcas por meio de diferentes pontos de contato. Porém, gerenciar de maneira eficiente todos esses canais pode ser complicado. Como resultado, os e-commerces tem mais dificuldade em obter uma imagem precisa da jornada do cliente. 

No entanto, por meio do Conversational Commerce, as empresas podem finalmente oferecer experiências omnicanal de maneira eficaz. Por exemplo, os chatbots podem até mesmo negociar preços de acordo com a expectativa do cliente, o que ajuda a evitar o abandono do carrinho e assim concluir as vendas. Os usuários podem simplesmente perguntar ao chatbot e receber uma resposta em poucos minutos. O resultado é o aumento das conversões e melhores experiências do cliente.

Conclusão

Seja online, por telefone ou frente a frente, a conversa é um elemento-chave para o ser humano. Dessa forma nos comunicamos e socializamos, então não é surpresa que canais de conversação estejam desempenhando um papel cada vez maior na forma como compramos também.

Agora que você já sabe quais são as tendências de Conversational Commerce que moldarão os e-commerces em 2022, basta começar a implementar as melhores práticas em seu site para garantir a satisfação dos clientes.