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Custo por Lead (CPL): como precificar?

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Você está investindo dinheiro suficiente para atrair a maior quantidade possível de leads para sua empresa? Como saber se os seus gastos estão valendo a pena? O custo por lead (CPL) é uma métrica vital que você deve aprender a precificar. Trata-se do investimento necessário para adquirir um novo lead.

O CPL, quando calculado da forma errada pode causar prejuízos para o seu negócio. Portanto, os valores investidos na conversão devem ser bem gerenciados com o objetivo de evitar erros na precificação de produtos e serviços.

Ao calcular essa métrica você poderá obter dados mais confiáveis ​​para medir o impacto de suas ações publicitárias. Assim, torna-se mais fácil saber se você está no caminho certo, gerando os resultados esperados ou se é preciso fazer ajustes para que suas ações tenham um maior alcance.

O que é Custo por Lead (CPL)?

Custo por lead (CPL) é uma métrica de marketing usada para determinar o desempenho de suas campanhas para a geração de novos leads. Um lead é uma pessoa que visitou seu site e expressou interesse em seu produto ou serviço. 

O custo por lead pode ser usado em todo o seu conteúdo e estratégia de marketing. Ele também pode ser dividido por canal e campanha para que você compreenda melhor como os aspectos individuais de seu marketing funcionam para gerar novos leads.

Para calcular o custo por lead, basta dividir seu gasto total com marketing pelo número total de novos leads. Lembre-se de que seus gastos com marketing devem incluir: qualquer gasto com publicidade e quaisquer despesas de terceiros, como ferramentas que você usa para criar ou distribuir conteúdo.

Por que é importante saber o Custo por Lead?

O CPL pode ampliar a performance do seu negócio porque mostra claramente se a sua estratégia está sendo satisfatória em termos financeiros ou se é preciso fazer mudanças. Dessa forma ajuda na análise do processo, tanto na fase inicial da venda quanto na captação de clientes.

Controlar as finanças do seu negócio é fundamental para mantê-lo em crescimento. Quando você descobrir quais soluções permitem que seja gerado mais leads a um custo mais baixo, você poderá decidir com mais segurança onde os recursos da sua empresa serão alocados. Por exemplo, quais tipos de conteúdo são mais eficientes para converter leads?

A iGoal+ trabalha com o modelo de cobrança CPL integrado a diversas estratégias de marketing. A partir de uma abordagem inteligente, especialistas impulsionam as conversões para o seu negócio.

Lead por Venda

Para saber a quantidade necessária de leads para que ocorra uma conversão e seja gerada uma venda, é preciso recorrer ao Lead por Venda (LPV). Essa é outra forma de acompanhar a eficácia de uma campanha.

A fórmula para encontrar o LPV é a seguinte:

LPV = Número de Leads / Número de Vendas

Ainda há o Custo por Venda (CPV) de cada estratégia de marketing, que é a união do custo por lead com o lead por venda.

CPV = Custo Por Lead (CPL) x Lead Por Venda (LPV)

Conclusão

É fundamental acompanhar o desempenho de suas ações de marketing em todos os estágios do funil de vendas, e não apenas na geração de leads. A partir dessas métricas, é possível acompanhar o retorno sobre investimento (ROI) de suas estratégias.