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Invista em usabilidade e converta muito mais ao gerar tráfego

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Investir em usabilidade é fundamental para converter os visitantes da sua loja virtual em compradores. Se você está gerando um grande volume de tráfego, mas tem percebido que esse público não converte, ou seja, não realiza uma compra, o problema pode estar na sua página de vendas.

É comum o cliente encontrar uma página ruim na hora de comprar o produto desejado. Esse é um grande empecilho para ele concluir o pedido. Portanto, não cometa esse erro! Faça os ajustes necessários para converter muito mais ao gerar tráfego.

O que é usabilidade?

A usabilidade da web consiste na facilidade com que um usuário pode navegar, interagir ou explorar todas as áreas de uma página, seja por meio de um smartphone ou computador. Em outras palavras, usabilidade refere-se ao nível de satisfação que um internauta sente ao visitar um site, atentando-se para fatores como conforto, fluidez, segurança e facilidade de navegação em cada uma de suas seções.

Confira agora quais são os principais aspectos que você deve observar em seu site para torná-lo mais intuitivo e simples.

Design

A sua loja virtual deve ser projetada pensando no seu cliente. Quando os consumidores pretendem comprar algo, eles querem fazer isso rapidamente e com facilidade, sem enfrentar dificuldades para entender o sistema do site.

Investir em um design simples e intuitivo que garanta ao usuário fácil acesso as informações pode aumentar as chances de vendas. Além disso, implemente um layout responsivo para atender de forma satisfatória os clientes que usam dispositivos móveis.

Conteúdo

Alguns elementos da sua loja virtual são essenciais para facilitar a navegação e a conversão. Por exemplo: as categorias dos produtos devem estar bem definidas. O sistema de busca por palavra-chave também deve ser eficaz.  

Certifique-se de conferir se o título e a descrição do produto estão corretos, sem erros ortográficos. Destaque os detalhes mais importantes, informando claramente o valor do frete e as condições de pagamento.

Produto

As informações nas páginas dos produtos devem estar bem otimizadas para mecanismos de busca da internet. Destaque todas as características do produto como funcionalidades, modo de uso e demais informações técnicas se houver.

Quanto mais informações disponíveis, mais confiança o consumidor terá em fazer a compra. As imagens devem ser claras e nítidas, de preferência mais de uma em vários ângulos e com a opção de zoom.

Compra

Para o cliente se sentir motivado em realizar a compra, facilite o caminho até a conclusão do pedido. Reduza ao máximo as etapas até a compra. Dessa forma torna-se mais fácil levar o cliente a uma conversão. Além disso, simplifique os formulários de pagamento e solicite apenas os dados pessoais mais importantes. Outro fator importante é a velocidade de carregamento da página, então procure garantir que não demore para carregar.

Conclusão

Usabilidade é sinônimo de fácil navegação, sendo um pré-requisito fundamental para o consumidor comprar em uma loja virtual. Sem dúvida, o retorno sobre seu investimento (ROI) pode ser muito maior com a otimização das conversões por meio da usabilidade.