Todos os anos, as lojas virtuais perdem milhões em receita devido ao abandono do carrinho de compras. A boa notícia é que estratégias de remarketing baseadas em e-mail marketing e banner permitem que as marcas recuperem compras perdidas e aumentem as vendas.
Considerando a competitividade do setor de e-commerce, quando os usuários adicionam itens ao carrinho, eles estão muito próximos de uma compra. Por isso é importante recuperar aqueles que desistiram de concluir a transação. Sem dúvida, a maioria não retornará por conta própria sem que haja alguma ação por parte da loja.
Por que seus clientes estão abandonando os carrinhos?
É comum os clientes demonstrarem interesse em determinados produtos e adicioná-los ao carrinho de compras, mas muitos deles acabam não finalizando o pedido.
Saiba que os consumidores podem desistir da compra por diferentes motivos. Por exemplo, eles podem planejar comprar mais tarde e esquecer, serem atraídos pelo anúncio de um concorrente ou podem não concordar com o valor do frete ou prazo de entrega.
De acordo com pesquisas realizadas entre 2006 e 2022, a taxa média global de abandono de carrinho em e-commerces é de aproximadamente 77,73%. No Brasil, este índice chega a 82,3%.
Na verdade, a grande parte das desistências estão relacionadas a maneira como o consumidor navega no site, e não necessariamente as falhas das lojas virtuais. De qualquer forma, a pesquisa indica que os motivos mais comuns para o abandono do carrinho são os seguintes:
– Valor do frete;
– Dificuldades no preenchimento do cadastro;
– Poucas informações sobre a entrega;
– Falta de confiança na loja virtual.
Abaixo, abordaremos duas estratégias para você trazer de volta os clientes que abandonaram o carrinho de compras.
Anúncios de remarketing
Uma ótima maneira de reduzir a taxa de abandono do carrinho é promover anúncios de remarketing. Os anúncios usam um pequeno dado armazenado pelo navegador da Web para lembrar os usuários que visitaram seu site sobre o produto que deixaram para trás.
Esse sistema faz o acompanhamento das páginas que o visitante visualizou e as ações realizadas em seu site. Com essas informações, é possível criar anúncios direcionados aos visitantes que não concluíram a compra.
Os anúncios de remarketing são populares porque funcionam: eles têm uma taxa de cliques significativamente maior do que a taxa de outros tipos de anúncios. Afinal, é mais provável que um cliente que já demonstrou interesse em seus produtos clique em um anúncio, em comparação com outro que não conhece sua loja.
Remarketing por e-mail
O e-mail é uma ferramenta poderosa para o remarketing porque a maioria dos consumidores abre e-mails de carrinho abandonado e grande parte converte e se tornam clientes. Um fator de sucesso para o remarketing de e-mail é a automação. Você pode programar que os usuários recebam automaticamente um e-mail de 3 a 6 horas após abandonarem o carrinho.
A mensagem deve conter uma chamada para ação com o objetivo de atrair seus clientes de volta ao seu e-commerce para finalizar a compra. As informações devem ser relevantes sobre os produtos. Isso pode ajudar os usuários a tomar decisões mais informadas.
Outra possibilidade é oferecer um código de desconto de 5 a 10% como um incentivo a mais para seus clientes em potencial concluírem a compra.
Conclusão
Por fim, para não perder vendas você deve implementar uma estratégia de carrinho abandonado para motivar seus potenciais clientes a seguir com a compra.
A iGoal+ trabalha com os dois métodos de remarketing citados: e-mail marketing e banner. Grandes marcas apostaram nessa estratégia e viram suas vendas crescerem. Os modelos de cobrança são: CPL (Custo por Lead), CPM (Custo por Mil Impressões), CPA (Custo por Aquisição/Ação) e CPI (Custo por Instalação).