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E-mail Marketing: aposte em clusters precisos para as suas campanhas

A análise de cluster é um processo que consiste em agrupar tipos semelhantes de clientes em grupos menores dentro de uma base de dados maior de clientes. O objetivo é estabelecer uma segmentação precisa a partir de variações dentro de cada grupo de personas, a fim de realizar campanhas de marketing mais eficazes por meio da personalização. 

Os próprios dados revelam os perfis de clientes, o que auxilia a direcionar ofertas e incentivos personalizados de acordo com os desejos, necessidades e preferências deles. Em outras palavras, as diferentes personas do cliente descobertas pela análise de cluster permitem que sua empresa personalize os esforços de marketing para alcançar melhores resultados.

Vantagens da análise de cluster

Em comparação com outros tipos de segmentação, as três principais vantagens da análise de cluster são:

  • Praticidade: segmentar com precisão os clientes em muitas dimensões.
  • Homogeneidade: as variações dentro de cada grupo de clientes são muito pequenas na análise de cluster, enquanto a segmentação baseada em regras agrupa clientes que, na verdade, são muito diferentes uns dos outros.
  • Dinamismo: os clusters sempre refletem com precisão o perfil dos clientes, oferecendo uma visão clara de várias personas, eles são capazes de se relacionar de maneira diferente com cada grupo, o que proporciona interações de marketing mais relevantes para as preferências de produto de cada persona.

Por que você deve apostar em clusters?

Para a maioria dos negócios online, apostar em clusters significa identificar centenas de personas diferentes para garantir que toda a base de clientes seja segmentada com precisão, aproveitando todos os dados comportamentais e transacionais mais recentes do cliente para promover campanhas bem direcionadas.

Isso não é algo que possa ser feito manualmente com facilidade, o melhor é usar um sistema automatizado. Oferecendo valor máximo para o cliente é possível melhorar a percepção da marca, bem como vender mais.

Campanhas de e-mail marketing baseadas em clusters

A partir de uma segmentação mais precisa de clientes, a estratégia de e-mail marketing é um dos recursos mais eficientes para gerar tráfego. Caso a ideia seja atrair mais clientes em potencial, é possível realizar uma campanha focada na coleta de leads qualificados, a partir das bases extremamente segmentadas da iGoal+.

A iGoal+ oferece diversos tipos de segmentação para campanhas de e-mail marketing, inclusive a abordagem de clusters. Todas as campanhas utilizam bases qualificadas e estão 100% integradas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Alguns clusters disponíveis são: educação, varejo, bancos e finanças, auto, seguros, moda e acessórios, imobiliárias, farmácia e suplementos.